Registro ou endereço IP 
Entrada: 
English   Espanol   Deutsch   Italiano   Suomi   Svenska   Portugues   Russian   Nippon   Francais   China  

Por que fui mandado para este endereço?


Muitas pessoas chegam neste site na web depois que receberam um aviso sobre a impossibilidade de entrega de alguma mensagem, dizendo que devessem visitar o sistema Spam Prevention Early Warning System (SPEWS) em http://spews.org. Se você chegou até essa página, provavelmente é um remetente de email inocente que teve a sua mensagem devolvida ou rejeitada. Outras pessoas podem chegar aqui por indicação de amigos ou por mecanismos de busca. Seja qual for o motivo da sua visita, tenha em mente que qualquer que tenha sido o sistema para o qual você tenha tentado enviar email e que tenha devolvido ou rejeitado a mensagem, o assim fez voluntariamente, baseando-se na lista de bloqueio SPEWS.

Nós não controlamos tráfego de rede entre servidores alheios, portanto não somos nós quem está rejeitando qualquer mensagem - a sua mensagem foi rejeitada ou devolvida pelo servidor para o qual tentou mandar a sua mensagem. Nós apenas disponibilizamos uma lista pública de endereços na Internet (endereços de IP), com os quais nós não desejamos trocar mensagens. Outras redes podem optar por filtrar o seu tráfego baseando-se na nossa lista. SPEWS nunca intercepta qualquer tipo de email (ou outro tipo de pacote de dados) entre a rede onde você está, e a rede de destino. Toda a devolução de email ou bloqueio de pacotes que ocorre, acontece no servidor de destino.

Por favor entenda que a nossa lista está baseada apenas em endereços de IP, e não em nomes de domínios, endereços de email, URLs, softwares de email, conteúdo da mensagem, ou qualquer outro motivo. Nós sabemos que, como usuário da Internet, mensagens eletrônicas e conectividade são importantes para você. Nós também sabemos que o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas (spam) é ruim. Nós o encorajamos a pedir para o seu provedor de acesso (ISP) que resolva o problema que foi o motivo da inclusão dele na lista SPEWS e que está causando devolução de mensagens ou outras dificuldades que você possa estar tendo. Saiba que uma mensagem devolvida não significa que ela é spam, significa apenas que o servidor de email do seu provedor de acesso (ou o servidor que esteja usando) foi incluído devido a algum problema de spam.

O primeiro passo para eliminar o problema é determinar se o endereço de IP usado pelo seu servidor de email está listado na lista SPEWS. No topo desta página existe um formulário para procurar um registro existente. Se você chegou até essa página através de um link de devolução, provavelmente já existe um número de registro no campo de entrada do formulário. Tudo que você precisa fazer é clicar no botão [Procurar]. Se o seu sistema estiver listado, deverá aparecer um relatório que atesta o(s) motivo(s) da inclusão desta parte da Internet. É possível que o endereço de IP do seu servidor de email esteja em alguma outra lista de bloqueio, e que tenha sido mandado para ca indevidamente. Também é possível que entre o momento que o email foi devolvido e o momento atual o problema tenha sido resolvido, e que o sistema não esteja mais listado no SPEWS. O processo de remoção da lista pode levar até oito (8) horas.

Se a busca determinou que o endereço de IP se encontra na lista SPEWS, ele está ou numa faixa de endereços que foram denunciados como sendo uma fonte de spam, ou de um serviço que dá suporte ao spam (por exemplo, um servidor web ou de DNS que hospeda algum spammer). Normalmente publicamos a natureza do problema na página que é exibida ao se realizar a busca. Às vezes isto é feito através de um registro de provas, que explicará o problema. A partir desse momento, ações para remediar o problema consistem em reportar as informações nesta página. Apenas os administradores responsáveis pelo(s) endereço(s) listado(s) possuem autoridade para consertar o problema. Uma leitura das perguntas e repostas freqüentes SPEWS FAQ (Frequently Asked Questions) deverá auxiliar neste processo. Note que algumas redes filtram todo o tráfego IP, não apenas o email, baseado na lista SPEWS.

Em outras palavras, se você não for o administrador da rede ao qual o endereço bloqueado pela lista SPEWS pertence, você deverá contactar o seu provedor para tentar resolver o problema. Quando contactar o seu provedor, eles precisarão de uma cópia da mensagem devolvida e/ou outra prova do problema. Inclua o endereço de IP usado. Diga-lhe que este endereço consta na lista SPEWS e informe o endereço desta página.

Finalmente, a maioria dos endereços listados no SPEWS têm demonstrado padrões consistentes com spam, suportam spammers nos seus servidores, ou toleram a presença deles no seu provedor. Por cause deste motivo, pode ser que seja difícil convencer os administradores a providenciar uma solução. Possivelmente será necessário que você procure um outro provedor de acesso, para que possa mandar email ou trocar pacotes com um número cada vez maior de outros sistemas que estão usando a lista SPEWS.


uxn-combat SpamCon SpamCop Spamhaus ROKSO db CAUCE Euro CAUCE SBL
© 2000-2003 SPEWS.ORG